É ALI ONDE VOCÊ SE REVELA


O streaming de vídeo pode ter sido o assunto mais abordado pelos corredores da SET Expo 2023. O evento, que leva o nome da Sociedade de Engenharia de Televisão, é o maior na América Latina relacionado a mídias, entretenimento e TV. A edição deste ano, encerrada ontem, trouxe de volta um vigor só comparável com os tempos pré-pandemia. É surpreendente – ou sintomático – que o evento técnico mais relacionado à TV do país esteja se tornando “o evento do streaming”. Há décadas era uma oportunidade de conhecer novos modelos de televisores, câmeras, iluminação, gruas. Hoje também tem tudo isso. Porém, todos fortemente relacionados às demandas do streaming. Ficou parecendo que a criação de conteúdo em vídeo é toda pensada para o streaming.


Os tradicionais geradores desse conteúdo como emissoras de televisão, produtoras de comerciais, canais de TV por assinatura, dentre outros, estão se envolvendo num esforço sem tamanho para tentar entender como atender uma demanda tão grande e tão ávida. Todo mundo consome vídeo. É como se tivesse que alimentar uma nação inteira. O desafio é servir porções gourmet para cada consumidor. Não adianta pensar em arroz, feijão, bife e batata frita, que seria um cardápio genérico, aceito pela grande maioria das pessoas. É preciso muito mais, um menu muito variado, a la carte, com tantas alternativas que deixe todos com água na boca.


Esse grande desafio, para começar a ser enfrentado, exige muitos dados. Foram esses os números mais falados durante a SET Expo 2023. Foi citado um estudo feito por BB Media, DEG International e BASE que aponta o Brasil como país com maior oferta de conteúdo audiovisual da América Latina. Nenhuma surpresa, uma vez que temos também a maior população e a maior economia da América Latina. São mais de 32 mil séries e 139 mil filmes, acessíveis por 137 plataformas disponíveis aqui. Dentre elas, 56 são brasileiras. Neste ano contribuíram para chegar a esse total os lançamentos de várias plataformas como UFC Fight Pass, Canela Kids, LPF Play, EiTV Play e Bloomberg Originals. 


As produções nacionais vêm em quinto lugar na preferência dos consumidores brasileiros, com 2.556 títulos. Em primeiro aparecem as produções americanas, em segundo lugar as indianas, depois as do Reino Unido e as francesas em quarto lugar. As produções brasileiras são distribuídas principalmente pela Netflix, pelo Globoplay em segundo lugar e a Amazon Prime Video em terceiro. Muda um pouco a ordem quando se olha para as plataformas líderes no Brasil, independentemente da origem do que é procurado. Em primeiro lugar, com 29% do total, está a Netflix. Em segundo, Amazon Prime Vídeo (22%), depois Disney+ (12%) e Globoplay (11%). Essa é a moldura do “mapa da fome” do audiovisual no Brasil. São os números mais gerais de oferta e demanda.


Difícil é encontrar nesse contexto os números que melhor representem a realidade desse mercado. O streaming transformou tudo de tal forma que desapareceram muitos paradigmas. Em função da venda de vídeo marcas se fundiram, diferentes ramos de atividades se engajaram no novo negócio, até a sociedade está mudando hábitos. A concorrência cresce, a oferta de vídeos também, o faturamento continua firme e as mudanças não param. Tudo que se refere ao streaming muda tanto e tão rápido, que fica difícil encontrar qualquer coisa que esteja se mantendo. O FAST é a exceção. Cada vez mais o streaming que chega de graça para o consumidor, pago por anunciantes, vai se firmando como tendência. Diferentemente do AVOD, que é o vídeo que você baixa gratuitamente, o FAST – Free Ad-Supported Streaming Television é toda uma programação gratuita via streaming, como um canal completo com grade semanal. Televisores da Samsung e LG já saem de fábrica com dezenas de canais FAST disponíveis.


Neste momento, o grande desafio talvez esteja em uma atividade tradicional prestes a se tornar a “indústria da propaganda”. O caráter “industrial” vai ser assumido pelo fato de que uma grande variedade de modelos de propaganda vai passar a ser produzida. Por exemplo o brand content, os anúncios específicos para cada gênero de produção (drama, comédia, ação, policial, aventura, ...) e muitas outras modalidades voltadas para a máxima customização do anúncio. Talvez porque, em frente à TV, seja um dos lugares onde você mais se revela. O espaço social é dominado pela moda. O corte de cabelo, o estilo de roupa, os objetos pessoais, adereços e até a maneira de se expressar, na maioria das vezes, se encaixam em estilos de moda. Na frente da TV, na intimidade da sua sala, suas escolhas são mais de você. E um arsenal tecnológico todo está lá para captura-las. Naquele espaço privativo você veste o que te dá conforto, senta do jeito que quiser, come e bebe o quê e como quiser. E, claro, escolhe para ver as coisas que te agradam. Esses são seus dados mais preciosos.

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